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Thiago Arrais
Dados Pessoais
E-mail Público: thiagoarraispereira2018@gmail.com
Telefone Público: (85) 99717-5001
Endereço: Rua Osvaldo Cruz 1650, Dionísio Torres, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60125-150
Logradouro: Rua Osvaldo Cruz
Número: 1650
Complemento: -
Bairro: Dionísio Torres
Descrição
Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2007. Mestre em Teatro – àrea de pesquisa, História do Teatro - pela Universidade de São Paulo (USP), 2010. Doutor em Estudos Artísticos – àrea de pesquisa, estudos teatrais e performativos - pela Universidade de Coimbra, Portugal, 2023. Professor efetivo do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – ênfase nas áreas de Teoria e História do Teatro, Poéticas do Espetáculo, Encenação e dramaturgia -, 2010-atualmente. Professor convidado do Curso de Artes Cênicas (CAC), da Universidade de São Paulo (USP), 2008. Professor Convidado do Centro de Estudo Teatrais (CET) da Universidade de Lisboa, Portugal, 2018. Professor Convidado do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, Portugal, 2018. Professor Convidado pelo curso de Licenciatura em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, Portugal, 2017. Conferencista convidado pela Associação de Pesquisadores Brasileiros na França (APEB), em Sorbonne Nouvelle, Paris III, 2017. Conferencista no I Colóquio Internacional sobre Práticas de Performance e Arquivo, no Porto, Portugal, 2017. Pesquisador convidado pela Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris III, França, 2016. Coorganizador, com Fernando Matos Oliveira, do volume ensaístico “Ensaios Ruminantes: sobre a obra Performativa de Patrícia Portela”, editora Universidade de Coimbra, Portugal, 2017. Articulista, nesta mesma publicação, com o artigo “A Presença do Futuro: Sobre a Obra de Patrícia Portela que não Está Aqui”. Articulista, com o artigo “Migração de Materiais e Arquivo Mutante: o Caso de Patrícia Portela”, publicado no volume "Práticas de Arquivo em Artes Performativas", com organização de Fernando Matos Oliveira, Cláudia Madeira e Hélia Marçal, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. Articulista, com o artigo “Identité, Modernité et Critique dans le Théâtre Brésilien sous la Turbulence Démocratique (1930-1964)”, publicado no volume ensaístico “Le Théâtre Face Aux Dictatures: Luttes, Traces, Mémoires”, com organização de Bérénice Hamidi et Alexandra Moreira da Silva, Solitaires Intempetifs, Besançon, França, 2022. Articulista, com o artigo “A propósito de Intensified Bodies”, publicado na revista científica sobre teatro e artes “Sinais de Cena”, Lisboa, Portugal, 2023. Membro do Comitê parecerista da revista científica sobre teatro e artes “Sinais de Cena”, Lisboa, Portugal, em 2018. Teve seu artigo-verbete sobre o conceito de “Dispositivo” selecionado para integrar o "Condomínio - Um Léxico para as artes performativas em Portugal", com organização de Fernando Matos Oliveira, Claudia Madeira e Mickael de Oliveira, Universidade Nova de Lisboa, no prelo.Como pesquisador ceno-dramatúrgico, realizou entrevistas para o Centro de Dramaturgia Contemporânea, da Universidade de Coimbra, com as encenadoras Patrícia Portela, na companhia de Fernando Matos Oliveira, em 2016, Cristiane Jathay, na companhia de Jorge Louraço e Fernando Matos Oliveira, em 2016, e Alexandre dal Farra, na companhia de Fernando Matos Oliveira, em 2017. Teve sua entrevista “Ricardo Guilherme: a Radicalidade do Teatro”, publicada pela revista eletrônica Cena Aberta – Teatro, Crítica e Política das Artes, São Paulo, 2022. Teve seu prefácio a propósito da peça “Day Time”, de Jorge Palinhos, publicado no livro “Visita aos Clássicos”, Teatro Nova Europa, Porto, Portugal, em 2022. Foi também conferencista, em três edições, do evento cultural “Raias Poéticas, Afluentes Afro-Ibero-Americanos”, em Vila Nova de Famalicão, Portugal, 2016, 2017, 2020. Crítico de arte nas revistas “Incomunidades”, Lisboa Portugal”, 2018; “CoffePaste”, Lisboa, Portugal, 2019; “Para Mamíferos”, Fortaleza, Brasil, 2011; “A Cena da Cidade”, Rio de Janeiro, Brasil, 2006; “Cronópios”, São Paulo, Brasil, 2005; jornal “Diário do Nordeste”, em Fortaleza, Brasil, em 2007 e 2011, e, com coluna permanente, jornal “O Povo”, Fortaleza, entre 2001 e 2002. Coordenou ainda o evento “Telas de Poesia”, com a participação de artistas interartes brasileiros e portugueses, em 2020.
Fundador e diretor do Coletivo Soul, em Fortaleza, Brasil, dirigiu os trabalhos “Rãmlet Soul” (Prêmio Funarte Petrobras e SECULTFOR), 2009-2010; “Nossa Cidade – Uma Peça para Acampamentos” (Prêmio Edital das Artes SecultCE), 2012; “Hamlet: Solo”, 2013-2014; “Ros&Guil Estão Mortos” (Contemplado pelo IACC e Laboratório de Criação Teatral do Porto Iracema das Artes), 2014, e “Drácula ou o Desmortal” (Prêmio Itaú Rumos, Edital das Artes da SECULTCE e coprodução do Teatro Gil Vicente, Portugal). Com este último trabalho esteve nos seguintes países: Colômbia, Romênia (Festival Noaptea Sanziene), Alemanha, França (Festival MigrActions), Portugal (Teatro Gil Vicente e Ocupação Soul Portugal) e Brasil (Theatro José de Alencar e Teatro Dragão do Mar); 2017-2018. Sob sua direção, a sede do Coletivo Soul (projeto premiado pela SECULTCE), abrigou, em Fortaleza, Brasil, uma múltipla programação artística, voltada para a interseção de teatro, música, cinema e galeria de artes visuais; 2014-2015. Encenou e escreveu "A Mulher Pública", projeto interartes em parceria com a performer portuguesa Diana de Sousa, coproduzido pelo Theatro José de Alencar, Vila das Artes e Teatro Dragão do Mar, Fortaleza, Brasil, 2022. Encenou e atuou no espetáculo “Kartas Kafka”, projeto transatlântico premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Criatório/Plaka/Câmara Municipal do Porto, tendo cumprido duas temporadas no Porto, em 2023, respectivamente no teatro O Lugar e MIRA Artes Performativas”, havendo, em seguida, apresentado-se no Theatro José de Alencar, Fortaleza, Brasil, em 2024. Criou, em 2023, o GEPI – Grupo de Estudos em Práticas de Interpretação, com o encenou e estreou o espetáculo “Meus Três Irmãos Mortos” na Sala Imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará, coprodutor do projeto, em, Fortaleza, Brasil, em 2024. Dirigiu, atuou e cantou no projeto “As Quatro Estações do Samba”, acompanhado dos músicos Daniel Medina e Ayrton Pessoa, com digressão em Porto, Lisboa, Viseu e Coimbra, em Portugal, e em Paris, na França, em 2019. Também esteve, como palestrante convidado, nos festivais internacionais de teatro Cena Contemporânea (Brasília, Brasil), em 2011, e Bienal Internacional de Teatro do Ceará, em 2019. Como programador convidado, participou do Festival de Teatro Internacional Santiago a Mil (Santiago do Chile), 2011 e 2014.
Foi assistente de direção de grandes nomes do teatro brasileiro, como José Celso Martinez Correia, entre 2005 e 2007, Antonio Abujamra, em 2003, e Aderbal Freire-Filho, em 2004. Como encenador, trabalhou em parceria com grandes nomes da cena brasileira e internacional, como Grace Passô, Arrigo Barnabé, Juliana Galdino, Leonardo Moreira, Guillermo Cacace, por ocasião da criação de seu espetáculo “Ros&Guil Estão Mortos”, 2014; e com Patrícia Portela e Alexandre dal Farra, dramaturgos do espetáculo “Drácula Ou O Desmortal”, com sua encenação; 2017-2018. Como ator, trabalhou com Patrícia Portela, nos espetáculos “Por Amor” e “Parasomnia”, com digressão em Portugal e Macau, China, entre 2017 e 2019; no projeto ceno-virtual "Aves da Noite", a partir de peça de Hilda Hilst, em parceria com atores e encenadores do grupo Armazém de Teatro (Rio de Janeiro) e Balangan (São Paulo), 2020; havendo atuado, ainda, projeto remoto Consultório Turístico, com o Teatro Viriato, de Portugal, em 2020. Como ator de cinema, atuou no filme “Uma Fábula para Eldorado” (Prêmio Secultfor de audiovisual), com direção de André Moura Lopes e “Tigre”, rodado em Buenos Aires, com direção do argentino Dario Goularte. Dirigiu o docfic "Desmortais do Inominável", rodado com o elenco do Coletivo Soul e em parceria com a Baião de Dois Filmes, contemplado pelo Itaú Rumos Cultural, atualmente em fase de pós-produção.
Vídeos
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Teaser |HAMLET : SOLO | COLETIVO SOUL |
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Programa Em Cena | Thiago Arrais
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Drácula ou O Desmortal Estreia em Portugal
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Uma Fábula para Eldorado | com Thiago Arrais | Direção de André Moural Lopes
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Programa Conversa de Jornalista | com Thiago Arrais
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Programa Diálogo | Thiago Arrais
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Teaser | Ros&Guil Estão Mortos | Thiago Arrais
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Teaser | Ros&Guil Estão Mortos
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Projeto Undead Desmortais do Inominável |caderneta de Campo |
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Entrevista com Christiane Jatahy por Thiago Arrais| Teatro Gil Vicente| Portugal
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Por Amor | de Patrícia Portela
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Documentário Mapa Doc| com Coletivo Soul e Thiago Arrais
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Programa Aplauso (Rio Grande do Sul) | Entrevista com Thiago Arrais
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Rãmlet Máquina (curta de Thiago Arrais e André Moura Lopes) | Coletivo Soul
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Percurso Criadores em Cena |Thiago Arrais | Registro
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AVES da NOITE - Leitura Encenada (Biblioteca Mario de Andrade/SP)
Galeria
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